quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Opinião "Filosofar e Meditar com as Crianças" de Frédéric Lenoir


Sabe sempre bem ler algo diferente e este "Filosofar e Meditar com as crianças" é sem dúvida algo fora do meu radar de leituras.

O projecto desenvolvido por Fréderic Lenoir é de extrema importância, especialmente para professores e educadores. Eu sou apenas uma mãe curiosa, mais com a temática da meditação mas curiosamente foi a parte sobre a filosofia que me prendeu à leitura.

Repleto de valiosas dicas sobre como conduzir e dinamizar sessões sobre várias temáticas (amor, amizade, felicidade, sucesso, morte, sentido da vida) com crianças de faixas etárias do 1º e 2º ciclo de escolaridade.
A referência à meditação, que foi o que me atraiu para o livro, é relativamente limitada mas acho que a ideia geral é criar com as crianças um espaço/tempo no seu dia a dia onde possam desacelerar um pouco e partilhar as suas opiniões e pensamentos.
Seja na escola, ATL's ou em casa, é sempre bom conseguir proporcionar às crianças a abertura necessária para se expressarem mas também para ouvirem e compreenderem os pontos de vista dos outros.
Adorei ler as transcrições das várias sessões que Frédéric fez com crianças de várias idades, cidades e estratos sociais. Algumas respostas são simplesmente deliciosas e dei por mim a pensar que seria ideal isto ser a regra e não uma excepção.
Vejam o excerto AQUI
Se possível, devia ser extensível aos adultos.

Quantas pessoas ficariam sem saber o que responder quando questionados sobre a diferença entre uma emoção e um sentimento? 
Quantas pessoas nunca perderam mais do que 5 minutos a debater os seus pensamentos sobre amizade, compaixão ou até a morte?

 "Filosofar e Meditar com as Crianças" de Frédéric Lenoir é uma aposta

Sem comentários :